Vídeos

Linha de pintura tipo Power and Free

Linha para pintura eletrostática a pó de peças metálicas. Utiliza o sistema de transportador aéreo do tipo Power and Free. Possui estações de carga e descarga, acionadas por motorredutores, tendo a finalidade de transportar barras de carga formando um “pulmão” que garante a continuidade da pintura e previne contra falhas de alimentação. Na descarga, o “pulmão” tem a finalidade de resfriar as peças antes da embalagem e assegura que eventuais ausências dos embaladores não interrompa a linha. A cabine de pintura é do tipo aproveitamento integral de tintas (sistema exclusivo da Maxxinox). Pode operar com pintura automática (reciprocador) ou manual. A estufa possui queimador a gás LP/NP, com controle automático de temperatura. Esse sistema proporciona excelente cadência de produção. É compacto, de baixo custo operacional, requer mão de obra mínima e espaço reduzido de planta.

Linha de imersão com pórtico automático

Equipamentos utilizados para pré-tratamento químico em peças e partes que serão posteriormente pintadas. Podem operar com diversos tipos de banhos (desengraxantes, fosfatizantes, nanocerâmicos, ácidos sulfúrico e fosfórico). Têm transferência automática de gancheiras com possibilidade de receitas diversas. Operam com aquecimento central por água quente.

Linha de pré-tratamento e pintura para perfis de 6 metros

Linha para pré-tratamento e pintura eletrostática a pó de perfis em alumínio ou aço carbono, com comprimento padrão de 6000mm (outras dimensões sob consulta). Utiliza o sistema de transportador aéreo do tipo Power and Free. Possui estações de carga e descarga, acionadas por motorredutores, tendo a finalidade de transportar barras de carga formando um “pulmão” que garante a continuidade da pintura e previne contra falhas de alimentação. Na descarga, o “pulmão” tem a finalidade de resfriar as peças antes da embalagem e assegura que eventuais ausências dos embaladores não interrompa a linha. O pré-tratamento é realizado por imersão, com posterior secagem. O número de estágios depende da qualidade desejada de ancoragem no substrato (nanocerâmico, fosfatos, etc). A cabine de pintura é do tipo aproveitamento integral de tintas (sistema exclusivo da Maxxinox). Pode operar com pintura automática (reciprocador) ou manual. A estufa possui queimador a gás LP/NP, com controle automático de temperatura. Esse sistema proporciona excelente cadência de produção. É compacto, de baixo custo operacional, requer mão de obra mínima e espaço reduzido de planta. Capacidade teórica de produção: 100 – 150 toneladas por turno/mês Velocidade padrão de pintura: 3m/min Dados técnicos passíveis de alterações.

Linha de pintura a pó para telhas galvanizadas

Lançamento Maxxinox. Este sistema único de pintura a pó, permite operar com telhas galvanizadas em comprimentos de até 12 metros. A carga e descarga são automatizadas, formando pulmões que garantem a continuidade da linha, desde que as telhas sejam movimentadas em pallets apropriados. A aplicação de tinta (que pode ser automática ou manual, em uma ou duas faces e com troca de cores) é realizada em cabine do tipo “aproveitamento integral de tinta” (modelo exclusivo da Maxxinox). Opcionalmente, antes da pintura, um setor de “flambagem” automatizado melhora a ancoragem da tinta. A estufa de cura é projetada para desempenho térmico elevado e baixo consumo de gás. Um conjunto de transportadores especialmente dimensionados, interliga e sincroniza as etapas, promovendo cadência, continuidade e eficiência de planta.

Reciprocador para pintura líquida

Reciprocador (aplicador automático para tinta líquida): utilizado em conjunto com cabines de pintura tipos “cortina d’água” e “filtro seco”, tem pistolas que promovem aplicação de tinta líquida automaticamente sobre peças de praticamente qualquer geometria. Opera sincronizado com transportador aéreo acompanhando as peças vertical e longitudinalmente, utilizando sensores a laser para posicionamento. Este arranjo possibilita a máxima produtividade com o mínimo de desperdício em aplicações de tintas líquidas.

Estufa de cura semi-contínua

Um novo conceito em estufas de cura para peças pintadas a pó.

A estufa de cura semi-contínua é um produto exclusivo da Maxxinox, desenvolvida para dar mais cadência às linhas de pintura.

Possui duas portas verticais e transportador de peças integrado, dispensando a necessidade de carros porta-peças.

Possui um consumo de gás semelhante às estufas de cura estacionárias convencionais, porém consegue obter uma produtividade mais elevada, comparando-se em alguns casos à uma estufa contínua.

Acabamento em aço galvanizado com isolamento adequado para a melhor performance térmica.

Permite também curar lotes consecutivos com cores diferentes.

Protege os operadores de contato com partes quentes.

Pré-tratamento e pintura para pequenas peças

Linha para pré-tratamento e pintura eletrostática de pequenas peças e partes metálicas, a exemplo de acessórios para esquadrias em alumínio.

Consiste em banhos de imersão automáticos (desengraxe, enxágue, nanocerâmico ou fosfato, passivação e secagem) com as peças acondicionadas em monoblocos plásticos (os mesmos utilizados para movimentação interna). Estes se deslocam em esteiras sincronizadas passando pelos banhos e postos de alimentação e descarga das gancheiras. Os mesmos monoblocos retiram as peças pintadas da linha, atuando como pulmão de peças “cruas” e tratadas promovendo cadência e continuidade. A aplicação de pó pode ser manual ou automática.

Um transportador aéreo tipo “power and free” sincroniza as etapas, promove ergonomia e economiza espaço. As gancheiras são pintadas em fila indiana e curadas em paralelo. O arranjo assim apresentado é compacto, produtivo e extremamente econômico do ponto de vista operacional, se comparado aos processos de pré-tratamento por spray.

Produção: uma gancheira a cada 2 minutos. A mudança de cor é realizada trocando-se o carro de acoplamento rápido na parte traseira da cabine. Este comporta filtros, peneira vibratória e reservatório de tinta. Utiliza-se um para cada cor.